Analogia à Literatura, segundo Mies.

A posição de Mies,  também pode ser compreendida através de uma analogia à disciplina de literatura em entrevista concedidas entre 1955 e 1964:

Eu não estou trabalhando em arquitetura, eu estou trabalhando a arquitetura como linguagem. Acho que é necessário ter uma gramatica para ter uma linguagem. Deve ser uma linguagem viva, mas [e] finalmente é possível conseguir uma gramatica. É uma disciplina que pode ser utilizada para propósitos normais, e então estaria falando em prosa; se sua utilização é boa, se estaria falando em uma prosa maravilhosa; e se alguém é realmente bom no uso desta disciplina, pode chegar a ser um poeta. Mas se trada da mesma linguagem, essa é a característica. Uma poeta não produz uma linguagem diferente para cada poema. Não é necessário. Utiliza a própria linguagem, inclusive utiliza as mesma palavras. Na musica ocorre o mesmo e quase sempre com os mesmos instrumentos. Eu acredito que na arquitetura acontece o mesmo. Quando se tem que construir algo, se pode fazer uma garagem ou uma catedral. Utilizando os mesmo meios, os mesmos métodos estruturais para tudo. O que tento dizer é que é necessário desenvolver uma linguagem comum e não ideias pessoais. (MIES apud PUENTES, 2006, p.56-57.)

E assim Mies conclui que:

O que estou tentando fazer na arquitetura é desenvolver uma estrutura clara, nos só confrontamos com o material. O que temos que averiguar é como utiliza-lo corretamente. Isto não tem nada a ver com a forma. O que faço, o que você chama de meu tipo de arquitetura, deveria denominar-se simplesmente uma proposta estrutural. Quando começamos um projeto não pensamos na forma; pensamos no modo correto de utilizar os materiais; depois aceitamos o resultado. (MIES apud PUENTES, 2006, p.58.)

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s